unitri

Receba os nossos conteúdos
diretamente no seu e-mail.

15 / 09 / 21

O segmento do Direito é muito amplo, permitindo ao profissional escolher dentre múltiplas áreas para atuar, conforme o grau de afinidade e habilidades que o mesmo possui para desempenhar. Dessas áreas, a mais conhecida (e, por conta disso, a mais procurada) é a advocacia, porém o bacharel em Direito conta com outras possibilidades para construir carreira.

Confira seis dos mais diversos caminhos que o Direito pode proporcionar a você como escolha de carreira.

Magistratura

 

Posição de muito prestígio na sociedade e com remuneração muito atrativa, a carreira de Juiz é uma das mais almejadas no mundo jurídico. Porém, chegar a este cargo exigirá extremo esforço nos estudos, pois as vagas são amplamente disputadas nos concursos públicos. Além disso, o concorrente à vaga precisa ter, além da graduação, atuação comprovada em Direito.

Promotoria

 

Atuar na Promotoria também é algo de grande valia para os profissionais do Direito, pois além da estabilidade e dos altos vencimentos, a profissão exerce tarefas nobres para a sociedade, como por exemplo, o zelo pela ordem social, a defesa dos Direitos Humanos, o combate à corrupção, entre outras.

 

Mas, assim como na Magistratura, atuar na Promotoria exige muito preparo, principalmente por conta da ampla disputa pela vaga. Além disso, é necessário atender alguns requisitos, tais como: bacharelado em Direito, aprovação no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e experiência profissional comprovada de, no mínimo, três anos na advocacia.

Procuradoria

 

Esta área proporciona ao profissional uma ampla área de atuação nas esferas municipal, estadual e federal. O Procurador atuará em ações da Justiça relacionadas às atribuições de um município, de um estado ou do governo federal.

 

Para exercer a função, o profissional precisa ter bacharelado em Direito e ser aprovado em concurso público específico, ou ser indicado por agentes do governo para trabalhar em cargo comissionado.

Desembargador

O papel do Desembargador é muito similar ao do Juiz, no entanto, o mesmo toma as decisões judiciais na segunda instância do Poder Judiciário.

 

Para atuar na área, não é necessário prestar um concurso público, porém, precisará atender a uma série de exigências profissionais, como por exemplo, ter ao menos 10 anos de experiência em Direito. Além disso, a função é escolhida pelos governadores e pelo presidente do país por meio de indicações de nomes organizados pela OAB e pelo Ministério Público.

Delegacia de Polícia

Mais um segmento que irá exigir bastante preparo do interessado em atuar na área, pelo fato de que o concurso público exigirá muita dedicação e domínio do Direito Penal, pois o trabalho é baseado em investigações criminais.

 

Além da exigência do bacharelado em direito e aprovação no Exame da OAB, atuar em uma delegacia de polícia exigirá três anos de experiência profissional comprovada.

 

Defensoria Pública

O Defensor Público atua na representação dos direitos de indivíduos sem condições financeiras para arcar com os honorários de um advogado, podendo atuar no âmbito estadual ou federal.

 

Para exercer a função, é necessário o bacharelado, inscrição na OAB, possuir três anos de experiência jurídica comprovada e ser aprovado em um concurso público específico para a área.

 

Como você pode ver, por mais amplo que seja o mercado para os profissionais de direito, é essencial que o mesmo tenha muito empenho em seus estudos e se manter atualizado, pois muito além de ser aprovado nos concursos, o estudo é essencial para o sucesso do profissional.

 

Fonte: FMP