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20 / 10 / 23

Alguns atributos são fundamentais para construir uma carreira, como por exemplo: um bom currículo, cursos profissionalizantes e falar outros idiomas. Mas, você sabia que as soft skills também são muito importantes para alcançar o sucesso? Leia o texto na íntegra, entenda o que são soft skills e conheça cinco habilidades para implementar na sua vida profissional!

O que são soft skills?

Primeiro, vamos entender o que são soft skills. O termo é utilizado por profissionais do segmento de Recursos Humanos e, em português, significa “habilidades interpessoais”. Neste sentido, consiste em um conjunto de competências e habilidades relacionadas ao comportamento humano.

Como você lida com o outro? Como funciona ao interagir grupos? Quanto mais você agir de maneira positiva em situações como estas no ambiente profissional, maiores serão as suas soft skills!

No entanto, é importante ressaltar que para serem mensuradas e desenvolvidas, dependem de fatores que vão da personalidade do indivíduo à  de fatores emocionais construídos ao longo da vida.

Por que é importante desenvolver soft skills?

Ambientes corporativos estão em constante mudança. Por isso, as soft skills são cruciais para que a comunicação pessoal e interpessoal se destaquem. Desta forma, saber como trabalhar com outras pessoas, bem como identificar as suas qualidades e trazer soluções eficientes e criativas, podem garantir um bom espaço no trabalho.

Não importa o cargo ocupado: ter soft skills fará com que você se adapte com muito mais facilidade! Além disso, estas habilidades representam a experiência de cada um. Empresas compostas por pessoas com boas soft skills são mais diversificadas, uma vez que as pessoas carreguem pontos de vistas distintos.

Soft skills para implementar e alavancar a sua carreira

Agora, vamos para a parte prática! Selecionamos cinco soft skills fundamentais para implementar e alavancar a sua carreira. Anote:

#1 – Trabalho em equipe

Cooperar com colegas é uma das principais habilidades a serem desenvolvidas. Sobretudo porque grupos são compostos por pessoas diferentes. Assim você faz a sua contribuição individual, de forma a encontrar soluções em conjunto.

#2 – Flexibilidade

 Pessoas flexíveis se adaptam muito mais rápido! E pessoas que se adaptam, continuam produzindo, independentemente do cenário.

#3 – Proatividade

Proatividade é imprescindível para avalias situações e encontrar caminhos para solucionar impasses que atrapalhem a produtividade.

#4 – Empatia

Se colocar o lugar do outro permite com que você se conecte com pessoas diferentes.

#5 – Pensamento crítico

Por fim, mas não menos importante, exercite o pensamento crítico. Ou seja, não deixe de questionar métodos, identificar problemas e encontrar boas soluções com sabedoria.