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09 / 02 / 22

O momento de uma demissão pode se tornar um risco para o ex-funcionário, principalmente após o ano de 2020, onde 8,9 milhões de profissionais estavam trabalhando remotamente, conforme dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Na ocasião, muitas pessoas utilizaram seu próprio computador para trabalhar, ou até mesmo um equipamento da empresa, mas sem supervisão direta do setor de Tecnologia da Informação.

O perigo se encontra na forma que os dados, senhas e informações confidenciais são gerenciadas após o desligamento de um profissional, pois por um lado, as empresas não querem que pessoas sem vínculo com o negócio tenham acesso a arquivos sigilosos. Já do outro lado, ex-funcionários não desejam que terceiros tenham acesso à suas informações pessoais, assim evitando problemas judiciais com o empregador.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas que o especialista em cibersegurança e CEO da Hackersec, Andrew Martinez, trouxe em entrevista à Forbes.

 

1. Faça uma formatação completa do seu computador pessoal

Caso o equipamento que esteja sendo utilizado para o trabalho seja um computador pessoal, Martinez recomenda que seja feita uma formatação completa após a demissão, pois muitas vezes, empresas pedem que seus funcionários instalem programas como as chamadas VPNs, que são programas que permitem que a máquina tenha acesso aos sistemas corporativos.

 

2. Faça uma limpeza no computador corporativo

Se a máquina utilizada for da empresa, algumas medidas precisarão ser tomadas, tais como a limpeza no histórico de navegação, e-mails, logins e demais arquivos pessoais que possam estar presentes na máquina, assim evitando a ação de pessoas mal intencionadas.

 

3. Cuidado com os aplicativos de comunicação corporativa

Caso a empresa conte com um programa para a comunicação entre os funcionários, como por exemplo o Slack, tome bastante cuidado com as informações compartilhadas através dele, sendo altamente recomendado estreitar a comunicação apenas a assuntos profissionais.

 

4. Não armazene senhas pessoais

Para evitar o risco de ter senhas acessadas por terceiros, não salve nenhuma senha pessoal em seu equipamento de trabalho. Outro ponto importante é se certificar que essas senhas pessoais não estejam salvas em outros softwares. Isso vale também em seu computador pessoal caso faça uso de uma VPN.

 

5. Não salve arquivos particulares no computador corporativo

Se a máquina que você utiliza para trabalhar é da empresa, não salve documentos pessoais no mesmo. Pois caso haja qualquer contratempo, como uma demissão, pode não haver tempo hábil para a exclusão de arquivos e documentos pessoais da máquina. Além disso, assim como nas plataformas de comunicação corporativa, também é possível recuperar documentos excluídos do seu computador corporativo.

 

Fonte: Forbes